Friday, September 29, 2006

ECS 1 - Ilha Desconhecida -

Ser professor...

Sou uma pessoa, calma, curiosa, ousada, excessivamente crédula no que se refere que o ser humano pode e deve fazer o seu melhor tanto para si como para o seu próximo. Mas, infelizmente existem pessoas que não estão no “tempo” certo do seu amadurecimento psicológico e só nos resta perdoar e esperar o momento certo dela, auxiliando-a, é o meu modo de viver em um todo.

Trabalhei há muito tempo atrás como professora na prefeitura de Viamão.Fui nomeada recentemente 28/02/2006 pelo Estado, antes vivia dedicando-me à família e a gerenciar a firma (micro pequena empresa) de meu marido. Aguardei por isso vinte anos a fim de ajudá-lo já que em família é mais econômico e trabalhava como secretária, e assim, fiquei sem rumo, pois sempre gostei do magistério. Atualmente tinha uma convocação à tarde e tive que revogar por causa da Faculdade; sinto muita necessidade de aperfeiçoar-me como professora para orgulhar-me ainda mais do que faço. Assim, acredito, que o conhecimento nos leva longe e ainda mais interagindo com a escola, o bairro, a cidade, o País e o mundo. A tecnologia move montanhas até mesmo sem sairmos de casa; conseguimos coisas através da informática que não imaginaríamos no passado. Depende de nós usarmos T.E.I integralmente com intelectualidade. Tenho muitas idéias de ensinar que gostaria de dialogar a respeito em uma próxima oportunidade. No primeiro mês de ensino fiquei intrigada de como ensinar crianças que não respeitam os próprios pais e possivelmente nem a escola.

Elaborei um projeto apartir de uma aluna que trouxe um conjunto de histórias bíblicas e houve muito interesse dos alunos que eu contasse histórias, como eu já tinha estudado sobre isso foi fácil introduzir boas maneiras no conteúdo, atitudes comportamentais e uma frase: atitude boa conseqüência boa e atitude ruim conseqüência ruim. Trouxe até os Gideões Internacionais que distribuíram pequenas bíblias e os alunos eram só sorrisos e todo dia carregando as pequenas bíblias! Fiquei preocupada pois até estranhei tal atitude pois é uma coisa íntima da pessoa e aos poucos foram entendendo e hoje carregam direitinho. Depois comprei por conta um DVD sobre “O perdão” e o resultado foi muito bom passaram a me respeitar mais com exemplos espontâneos de nós mesmos no cotidiano. Analisei a sociologia e a filosofia essas são um bom caminho para prosseguir nesta área pois as duas não trabalham a espiritualidade e sim a realidade dentro de um contexto geral de atitude e efeitos... Finalizando o enfoque temático com a leitura do texto diria que todos nós estamos à procura de uma ilha desconhecida; e ela tem vários nomes, saberes, que só nós conhecemos e sabemos como ela é; porque acreditamos, cada um têm a sua história.

1 Comments:

Blogger Ana Laura said...

Oi Rosali!
Podes contar sempre com nossa ajuda!
Diariamente estamos aprendendo com vocês. Nossa troca de experiência e nossos novos saber se enriquecem a cada momento.
Bom final de semana!
Abraços

4:26 PM

 

Post a Comment

<< Home