Sunday, October 08, 2006

Educação como Processo Socializador Durkheim

Educação como processo socializador
07/10/06

Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? A posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill é que em geral há dificuldades a serem ultrapassadas como por exemplo entre elas a dos adultos exercerem influencia sobre as crianças e adolescentes. Nesta Durkheim reserva o nome de educação.
O ser humano está em constante evolução com suas diferenças e igualdades resta como diz Durkheim evoluirmos concientemente aprendendo com nossos erros passados (observação histórica). O ideal certo para todos os cidadãos que se diferencia por causa dos meios particulares de cada pessoa.

Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem. 1ºDesenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz. 2ºÉ a definição utilitária de que a educação teria como objeto “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.
Explicação: precisamos então ter o poder do esforço acima de tudo até da nossa própria vontade. E a felicidade não é homogênea cada um aprecia de um modo.

O que é preciso, de acordo com Durkhem, para definir educação? Para definir a educação é necessário caracteres como, um ideal, um modo de que cada um sente a educação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram preparadas para a vida social; que tem por objetivo sugerir e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine.
Indivíduo adulto/indivíduo jovem/meio/sociedade/

De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? Sistema de educação (duplo aspecto) o do ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo. Diversidade intelectual e moral.
Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança? O ideal seria a educação que tem que sugerir na criança certos números de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto como exemplo as especializações do mercado de trabalho, e pelo
meio especial a que a criança, particularmente, se destine como o ser pessoal de cada um.

A partir da definição “a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos,intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que concluiu Durkheim? Explique. Que a educação (o ideal) preza as características e dons de cada indivíduo incluindo o que a sociedade política no seu conjunto formou e reclama as exigências de mercado de trabalho, a educação civilizada para manter organização,
Individualidade de idéias, coletividade...

Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Através do querer, da intelectualidade, moral, bons costumes e esforçar-se que isso se torne coletivo, que são as características do homem.


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