Sunday, October 29, 2006

INTERDISCIPLINA ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE (ECS6)

Relações:
1- ser/ estar x papéis
2- Poder / Hierarquia

A ação racional com relação a um objetivo é determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim especifico, por exemplo: o engenheiro que constrói uma ponte. A responsabilidade do professor sempre foi muito grande em relação a sua conduta e ensino. No momento em que essas duas éticas profissionais não se interagem começa a ser difícil a vida do professor (a). Estive lecionando em uma escola na cidade de Viamão a alguns anos atrás que não importava passar de ano as crianças com déficit de aprendizagem. Recebi crianças que não sabiam dividir na 3º série. Como prosseguir se a dificuldade já começa ali. Foi feita toda uma revisão inicial da matéria tentando fazer a criança aprender novamente. Conversei com a mãe e ela disse que realmente no final do ano anterior e a filha não estava bem mas, fez uma prova de final de ano e passou. Conversando com colegas da aluna disseram que no final do ano ela colou toda a prova por isso ela passou. Fica difícil recapitular toda a 2ºsérie expliquei para a mãe que não se conformava da filha não passar de ano. Esta é uma aluna realmente muito difícil de ter em sala de aula é muito hiperativa, agitada e cheia de vontade. Não tenho problemas com ela trato como se fosse uma criança como as outras. E ela me respeita. Hoje a mãe está conformada e admite que ela não tem que passar de ano. Acredito que certas deficiências do ensino irão refletir ás vezes lá adiante no vestibular...Quero sempre, mesmo enfrentando dificuldades, explicar aos pais o caminho, não facilitando as coisas mas pensando na minha ética profissional e conciência que influência a minha conduta; é difícil? Sim. Mas não custa tentar...Será que conseguirei? Só Deus é que sabe.Relatando o poder e hierarquia nas escolas realmente é impressionante. Na minha escola tenho uma diretora que está há 4 eleições. Para mim ela é muito querida mas, isso me prejudica pois comentários sempre surgem como por exemplo o que me disseram logo que cheguei na escola após ter sido nomeada:- Você só tem essa sala de aula boa porque era da professora tal, provavelmente sendo nova na escola não teria.E são as antigas por merecimento que tem que ter o melhor... Estou a pouco tempo e quando entrei estava nas nuvens de tanta felicidade! E até isso irritava-as... E eu não entendia nada parecia uma tonta. Depois fui perceber que nem todas estavam tão satisfeitas. Não me incomodo gosto delas mesmo assim, só sinto que tenha que ser deste modo, pois seria mais gostoso ter todas lutando por uma escola veridicamente feliz. Mas, temos que ter críticas e erros para as pessoas aprenderem...
A ação racional com relação a um valor é aquela definida pela crença consciente no valor interpretável como ético, estético, religioso ou qualquer outra forma absoluto de uma determinada conduta. O ator age racionalmente aceitando todos os riscos, não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra, qual seja, à sua crença consciente no valor, por exemplo, um capitão que afunda com o seu navio.

3 Comments:

Blogger JEL said...

Oi Rosali,tudo bem?Li tua postagem e achei ótima,realmente o teu relato demonstra a pessoa séria e de cárater que tu és.É um prazer imenso ter encontrado uma amiga assim.Bjs da amiga e colega Jane.

6:27 PM

 
Blogger Silvana Schuler Pineda said...

Rosali,
Parabéns pela bela realização e apresentação das atividades.
Teu blog está interessante, porque buscas responder as questões propostas de forma rica e bastante pessoal. Pude perceber claramente as tuas opiniões acerca das tuas vivências e, também, acerca dos conceitos dos autores. Muito bom!
Um grande abraço
Silvana

2:46 PM

 
Blogger SABRINA said...

Oi amiga! Tu sabe que eu passei por uma situação semelhante á tua, mas ao contrário: quando cheguei numa escola tinham reunido numa mesma turma tudo que havia de "melhor" na escola; os maiores problemas vieram para mim, antes de eu chegar fizeram uma pescaria,rs E também me aconteceu de eu ser a "tonta", pensar que estava tudo bem enquanto falavam de mim pelas costas, inclusive tramando, mas o que tenho pra te dizer é que somos melhores que isso. Enquanto as outras se afogam em veneno estamos aqui bem faceiras. Um abração!!

2:29 PM

 

Post a Comment

<< Home