Thursday, October 26, 2006

REFLEXÃO COMO EDUCADORA SOBRE O USO DE BLOGS CONCEITUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO.

A minha reflexão hoje como educadora quanto ao uso de blogs educativos é pequena. Acredito que futuramente o meu potencial será melhor. Experiência como professora tenho pouca mas a minha força de vontade é muita grande de querer compreender essa área nova e desconhecida atualmente para nós professores. Sou ousada nos conhecimentos adquiridos mostro a todos da escola o que estou aprendendo tenho vontade de pegar uma a uma das minhas colegas e mostrar o meu conhecimento. Mas inicialmente estou indo com calma muitas estão pensando até em fazer curso de computador pois o que não era motivo de preocupação hoje é. Pois a tecnologia está em todo lugar. As crianças não falam em outra coisa é uma pena que comentam em messenger, orkut e outros. Está mais do que na hora do professor tomar posição e aproveitar a oportunidade de interligar com a educação. Quando passo um texto sobre ciências trabalhando português junto peço para aqueles que possuem computadores pesquisarem e trazerem para nós textos a respeito disso. Nem sempre conseguem mas acontece ás vezes, é um meio que eu arranjei de conseguir trabalhar nesse sentido já que minha escola não tem computadores. E ai acredito é um meio da comunidade, os pais vivenciarem com os filhos essa nova atividade mesmo que seja com poucos alunos. A escola era muito sem conhecimento e desestimulada nessa área. Mostrei o blog da escola que fiz a direção, o blog educativo, o meu blog e trabalhos postados. E comentei sobre todo o processo que seria para o professor daqui para a frente.Esse curso da Faculdade da Ufrgs foi um comentário geral pelo menos na minha escola e mais as modificações do Estado para 9 anos no ensino fundamental. Apesar do uso delimitado da internet nas escolas a nossa diretora com muito dinamismo evoluiu junto com esse novo momento transformando já os conteúdos e preparações futuras para juntos entrarmos nessa nova era da tecnologia pensando em uma sala de computadores futuramente. No meu blog educativo tive poucos comentários mas, muitas visitas de pessoas que não sabiam como entrar para comentar e comentaram para mim o que acharam. Para mim já é uma grande alegria. Quero rechear o meu blog e fazer essas crianças trabalharem tanto quanto o sufoco que estou passando ha...ha... Bem, pesquisei algumas caracterizações a respeito disso... Sabemos que nos dias de hoje, qualquer pessoa deveria, no mínimo saber manipular um micro; infelizmente essa não é a nossa realidade. Os professores atuais estudaram em uma época em que a informática não fazia parte do dia-a-dia, dentre os professores que estão se formando para o futuro, poucos estão sendo preparados para mudar essa realidade. Ao introduzir-se a informática educativa, percebe-se em um primeiro momento, no qual o professor reproduz sua aula na sala de informática. Esse momento é muito importante. É o momento de contato, de domínio, em que ele precisa estar seguro diante da introdução da informática. Segundo PENTEADO (2000):"professores devem ser parceiros na concepção e condução de atividades com TI (tecnologias Informáticas) e não meros expectadores e executadores de tarefas". O importante é que o professorse sinta como uma peça participativa do processo e que a aula continua sendo dele, apesar de ser preparada, na sua forma, por um instrumento estranho ou por outra pessoa. Nesse momento o professor observa a informática como um novo instrumento, um giz diferente! E usa, com mais freqüência, os softwares educacionais existentes na praça.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home