Friday, October 20, 2006

Semana 4 / ECS5 - Weber

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia a distância:anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluna: Rosali Cunha Thomas
Pólo:Gravataí
Interdisciplina: Escola Cultura e Sociedade
Professora:Silvana Schuler Pineda
Unidade:Semana 4
Atividade:elaborar um pequeno texto se possível (sugestão) com hipertexto.
Data:20/10/06

Dominações pesquisa: DN_os_tres_tipos_de_dominacao.doc
Dominação é um meio de se obter a submissão a algo estipulado.
O autor observa os tipos de dominações históricas e relata a todas as pessoas que venham a ler. Com a intenção de que se concientizem de que existe dominações de vários tipos e de diferentes situações dentro e fora de nosso cotidiano. O autor com isso têm a intenção de proclamar a seus seguidores esse relato.
Dominação Legal = Estatuto
Dominação tradicional = Dominação patriarcal
Dominação carismática= à pessoa do senhor profeta
A idéia do autor quanto a dominação do estatuto é que a burocracia existe em todos os tempos falando historicamente. É o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal não exclusivamente burocrática porque nenhuma dominação é exercida unicamente por fun cionários contratados há vários tipos. Exemplos: empresas e associações.
A dominação tradicional é a separação entre as estruturas patriarcal e estamental da do- minação tradicional e é básica para toda a sociologia do Estado da época pré-burocratica. Associado ao seu aspecto econômico.
Para Weber, o moderno sistema econômico teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela reforma Luterana do século XVI. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho.Também um exemplo de dominação tradicional seria a crença do sagrado e das tradições antigas. Um pai de família é respeitado pelo seu caráter,índole e consegue submeter com autoridade a todos de sua família incluindo o seu trabalho e sustento que consegue através dele.O outro exemplo poderia ser o professor, a criança se submete a dominação dele por ser bondoso, atencioso, transmite segurança e sabedoria seria um tipo de domínio que é um indicador de capacidade como diz o autor. O Domínio carismático um exemplo bem atual seria as igrejas atuais com seus rituais de curas milagrosas pelo poder da fé. Desde que Max Weber descobriu que de um lado o carisma pode ser um indicador de capacidade, ele pode ocultar, por outro lado, a perversão de idéias, como ocorreu com o nazismo. Desde que Max descobriu, classificou pela primeira vez o poder e os limites do que chamou de “carisma político”.Foi o primeiro a dizer que Jesus Cristo e Napoleão tiraram quase toda a sua força política do carisma, antecipando de certa maneira, um dos mais poderosos fenômenos do carisma sócio-político da história, a ascensão de Adolf Hitler. O triunfo popular do nazismo e a adesão fanática que recebeu da multidão intelectualmente evoluída da Alemanha tem diversas causas, porém a principal foi o poder hipnótico exercido pela personalidade do F”uhrer sobre seus seguidores termino aqui com essa breve conclusão.

2 Comments:

Blogger Roselaine da Mota Zanette said...

Tive muita dificuldade em entender Weber. Li três vezes seu texto para poder refletir sobre sua idéia. Mas, achei-o brilhante, em suas conclusões sobre os três tipos de dominação. Pude colocar as suas idéias na realidade dos lares, de empresas, do nosso governo, de nossas escolas. Ao ler Weber quando coloca sobre dominação carismática lembrei-me de nosso ilustre presidente Getúlio Vargas, que decaindo sua "força heróica", perdendo a fé dos que nele creram, morreu, mas muito presente no pensamento de vários brasileiros.

7:52 PM

 
Blogger SABRINA said...

Oi amiga, como o teu texto é claro, e está bem completo. Gostei da tua fala sobre a dominação Nazista. Um abraço!

1:34 PM

 

Post a Comment

<< Home