Sunday, November 19, 2006

SEMANA 7 E 8 SÍNTESE MARX E ENGELS ECS 9

Síntese do trabalho Ensino, ciência e ideologia MARX E ENGELS

Texto Inicial

Em seu livro Marx e Engels demonstra que o futuro e o progresso estão nas mãos dos pobres conforme visão ou conhecimento religioso próprio em que diz “Bem aventurados os pobres, a sabedoria deste mundo se fez loucura”. Portanto a ingenuidade perante o mundo, a desprevenção, a ausência de idéias feitas poupa os pobres de uma condenação maior que o mundo aceita, como uma falsa consciência ou realidade invertida. Coloca em três grandes sessões o contexto humano, a ambição, o desencontro de idéias, o egoísmo e até o ateísmo nas ciências do trabalho científico.Portanto Karl questiona que a idéia da imutabilidade absoluta da natureza período caracterizado por Newton e Lineu; a ciência achava-se ainda profundamente imersa na Teologia.
Comparando com os acontecimentos atuais a religiosidade tem várias formas e o ser humano está encontrando através da fé o seu ponto de apoio. De uma forma holística.
No mundo há vários caminhos que não se ligam mas se distanciam, se diferenciam...
Um ponto para dissipar isso tudo seria integrar o lado que se pode aproveitar para a educação a unilateralidade do que é bom. As diversas religiões influenciam a mente humana com vários e diferentes dogmas e interpretações trazendo guerras, revoltas e insatisfações sociais sendo necessário uma concientização de só um Deus (conforme a Bíblia) bom e misericordioso.
Não tenho muita experiência no contexto escolar apenas 8 meses mas em nossa escola estamos tentando modificar esta realidade. Para modificarmos ela, além de conhecê-la e introduzi-la no meio escolar devemos desvelar está história de exclusão econômica, social e cultural da maioria da população brasileira que através da mídia, dos programas de televisão, do jornalismo, das novas tecnologias da informação e comunicação, da pornografia e da sexualidade tão exploradas e da educação naturalizam estas diferenças e encobrem as possibilidades de atuação para efetiva intervenção educacional. Teríamos que ter uma educação unilateral em que o aluno desde o início 1ºano se contrapõe com a sociedade (para não aceitar tudo o que é moda...).
Exemplo da minha escola Mauricio Sirotsky: na feira cultural devíamos pedir aos alunos que fizessem uma apresentação. Alguns se apresentaram muito bem e outros dançaram música funk pesado foi muito ruim alguns pais não gostaram e com razão. Isso influencia até seu comportamento em sala de aula.

TRABALHO DO GRUPO COM A LETRA "C'' COMPONENTES: CÁTIA,CRISTINA,RITA E ROSALI.GRAVATAÍ

2 Comments:

Blogger RITA FREIBERGER said...

GOSTEI QUE VOCÊ COLOCOU VIVÊNCIAS DA TUA ESCOLA E CONSEGUIU COLOCAR O QUE ENTENDEU DO TEXTO COM AS TUAS PALAVRAS. cOLOCA NO BLOG COLABORATIVO, NO TEXTO INICIAL! vAI FICAR BEM LEGAL!

3:16 PM

 
Blogger Silvana Schuler Pineda said...

Rosali,
Minha mais nova professora (apenas 8 meses)!
Mas olha só: apesar de pouco tempo na profissão, já consegues te posicionar frente aos acontecimentos da escola. Isso é muito importante. Tuas atividades estão muito bem realizadas! Pude perceber tua preocupação em colocar tuas idéias e posições, até mesmo no texto de Marx, onde muitos tiveram dificuldade. Parabéns! Aproveita bem a semana da "parada" e descansa.
Abraço
Silvana

5:38 PM

 

Post a Comment

<< Home