Monday, December 25, 2006

Reflexões sobre implicações das políticas nos níveis federal, estadual e municipal no meu trabalho cotidiano, na escola e na educação.

Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade - Abordagem Sociocultural e Antropológica - B
Professora Lúcia Helena Carrasco
Atividade 11

Nas minhas reflexões lembrei de um pequeno texto do autor cientista político Marx que diz:"É necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino; por outro, falta um sistema de ensino novo para poder modificar as condições sociais". Desde o relato dele até nossos dias pouca coisa mudou na educação. Mas olhando por outro ângulo de pensamento o governo federal está estimulando e incentivando o povo a visualizar uma luz no fundo do túnel. O Pro une é uma grande meta a ser alcançada na educação.
A secretaria de Educação está investindo no projeto alfabetiza Rio Grande. Como apresentação ela coloca que é uma dívida social que precisamos resgatar com aqueles que ficaram sem acesso à educação formal. Citando Marx e Engels em seu livro Ensino, ciência e ideologia demonstra que o futuro e o progresso estão nas mãos dos pobres. Quanta coisa o Brasil pode conseguir investindo então em todos os brasileiros e deixando de excluir os mais necessitados neste contexto social e aprendermos todos juntos pois estes tem muito o que ensinar de sua realidade e vivência. A nossa realidade irá mudar e muito, principalmente, em sala de aula o nosso aluno terá pais que antes analfabetos hoje podem ler e ter suas próprias opiniões sobre sua realidade. Pais e filhos (as) que não tinham condições de iniciar e concluir uma faculdade hoje terão em um futuro próximo por meio do ENEM. Acredito que assim haverá mais integração nas várias esferas existenciais da nossa vida cotidiana de professor (a). Pessoas que não podiam participar com receios, inseguranças por se sentirem inferiorizadas terão acesso a escolas com mais segurança para se integrarem ajudando com suas idéias e opiniões. Indivíduos de várias raças, culturas e pensamentos. O professor terá que se atualizar em diferentes modos e saberes que esses indivíduos exigirão com o tempo auxiliando-os e aprendendo junto. Como diz nosso mestre Paulo Freire não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino (id. p. 32) o professor terá que ser um grande pesquisador para integrar e aplicar os novos conhecimentos que irão surgir e não perder a oportunidade. Outra maneira que está surgindo para o professor transformador agir na esfera federal:
- O ministro ressaltou que as escolas públicas do País estão recebendo um boletim com a nota obtida no exame Prova Brasil. A idéia é que esta avaliação sirva como mobilizador de pais e professores. "É preciso que a escola seja pública e não municipal ou estadual e que a comunidade se aproprie da escola". www.mj.gov.br
Referência Bibliográfica:
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.

2 Comments:

Blogger Fátima Westeuser said...

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4:57 PM

 
Blogger Fátima Westeuser said...

Olá Rosali,
Achei interessante teu trabalho. Tuas reflexões foram interessantes, trazendo “boas notícias” sobre a Educação brasileira. Fizestes relações com as teorias trabalhadas no semestre, além de trazer informações das mais diversas fontes. Outro aspecto interessante do teu trabalho, foi a indicação do link do Ministério da Justiça.
Bom trabalho.
Um abraço,
Fátima

4:59 PM

 

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