Monday, September 21, 2009

AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO * PAULO FREIRE







O ponto de chegada das sucessivas construções, da anomia à heteronomia, é a autonomia. Esta é a possibilidade de cooperação que se instaura com a construção da reversibilidade da ação. Na autonomia as regras aparecem como resultado de uma decisão que deve ser respeitada na medida em que foram coletivamente tomadas. A regra é decorrência do respeito mútuo"(APRENDER COM OS OUTROS OU O ESTATUTO DO OUTRO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA (JEAN PIAGET).
No planejamento de aula estava o objetivo especifico dos alunos compreenderem a importância não só do respeito ao meio ambiente; mas nossa atitude em relação a ele. Todo ano recebo novos alunos e cada turma diferencia-se de como realizam as atividades ou até onde necessitam ir com a vontade de aprender. A turma estimulou-me ir até o pátio da escola com eles plantar um abacateiro, doado por um dos alunos. Trouxeram-me muitas mudas e flores plantadas nos vasos de suas casas demonstrando que aprenderam a colocar as pedrinhas, molhar as plantas e queriam cuidar dos vegetais em sala de aula. O respeito entre eu e o outro. Eu e a natureza por que não? Eu respeitando a natureza respeito o outro.


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